Project Description
Cirurgia
São realizadas cirurgias de todo o tipo em tecidos moles, desde simples castrações/ovariohisterectomias, até cirurgias mais complexas, como cirurgias ortopédicas, oftálmicas, etc.
Anestesia e maneio da dor
A dor é o primeiro indicador de que algo não vai bem com o seu animal. O controlo da dor nos nossos pacientes é uma das nossas principais preocupações. Consoante a situação clínica do animal e grau de dor, é escolhido o protocolo analgésico que melhor controla a dor no animal, cuidando do seu bem estar e levando a uma mais rápida recuperação.
A anestesia é a par do controlo de dor uma preocupação primordial para nós. Todo o paciente que necessite de ser intervencionado sob anestesia é avaliado clinicamente e são realizadas análises sanguíneas e outras que a situação justifique. Após a obtenção dos resultados, consoante a idade e situação clínica, o animal é classificado segundo o grau de risco, seguindo os critérios definidos pela Sociedade Americana de Anestesiologia(ASA). É então adequado o melhor protocolo anestésico, mais seguro e que menos risco envolva para o animal.
Toda a anestesia realizada no Dr. 4 Patas envolve a utilização de anestesia volátil e oxigenoterapia, bem como monitorização contínua dos sinais vitais do paciente durante todo o processo anestésico.
Cães
Habitualmente os cães com dor aguda ficam mais apáticos e deprimidos, com pupilas dilatadas, tremores e respiração ofegante, de acordo com o grau de dor podem gemer e vocalizar. Nos casos mais crónicos podem coxear e mostrar agitação por não estarem confortáveis para descansar.
Gatos
Nos gatos a dor manifesta-se geralmente pelo isolamento e falta de apetite. É comum esconderem-se e interagirem menos com os elementos da família. Em alguns casos de dor intensa assumem uma postura corporal tensa, vocalizam e podem demostrar agressividade.